Dicas para recuperação de uma cirurgia proctológica

1 – A primeira dica para você que fez uma cirurgia proctológica é não retardar a primeira evacuação.

Esse é sem dúvidas o pior momento do pós-operatório, pois certamente irá doer. Porem todo proctologista prescreve laxantes para os primeiros dias, no intuito de deixar as fezes mais amolecidas e diminuir o trauma. Caso você fique com medo da dor e ir postergando essa evacuação, a tendência são as fezes ficarem mais sólidas ou endurecidas e doer bem mais.

PRIMEIRA DICA: NÃO RETARDE A PRIMEIRA EVACUAÇÃO.

2 – A segunda dica é a analgesia pós-operatória.

Os medicamentos analgésicos são muito importantes nos primeiros 3 a 5 dias após a cirurgia, mesmo que não esteja tendo dor importante ou incomodativa o suficiente, tome os analgésicos prescritos, pois cirurgia proctológica pode ter dor aguda a qualquer momento, principalmente após uma evacuação.

SEGUNDA DICA: NÃO DEIXE DE TOMAR OS ANALGÉSICOS.

3 – A terceira dica é quanto ao sangramento pós-operatório.

Caro paciente, toda cirurgia proctológica lida com muitos vasos, é extremamente comum voltar a sangrar nos primeiros 3 dias após a cirurgia. Portanto não se desespere com pequenos sangramentos nos primeiros dias, eles ocorrem mesmo, principalmente após as primeiras evacuações.

Não há necessidade em ligar para seu médico ou ir a uma emergência se isso ocorrer, pois para de sangrar por si só sem precisar fazer absolutamente nada. Obviamente, que grandes sangramentos podem ocorrer, são raros, mas podem acontecer, aí sim, não é normal e deve-se ligar ao seu médico ou ir a uma emergência.

TERCEIRA DICA: PEQUENOS SANGRAMENTOS SÃO NORMAIS, MANTENHA A CALMA.

4 – A quarta dica é a presença da dor no pós-operatório.

Saber lidar com a dor em uma cirurgia proctológica é fundamental para o sucesso da cirurgia. A região operada é uma região com muitas terminações nervosas e isso obviamente causará dor em diferentes níveis no pós-operatório da cirurgia proctológica. O que não se pode é deixar a ansiedade ou o medo potencializar essa dor. Use os analgésicos e tente agir naturalmente. Outra observação é que uma cirurgia proctológica leva entre 1 a 3 meses para cicatrizar totalmente, então pequenos desconfortos ou dores são comuns, nesse período.

QUARTA DICA: REAJA NATURALMENTE A DOR, ESSAS PODEM OCORRER ATE 3 MESES APÓS

5 – A quinta dica são as coceiras ou prurido anal no pós-operatório.

Esse sintoma também é bastante comum, pode indicar cicatrização, pode indicar também alguns problemas. Muitas vezes se prescreve pomadas para se usar após a cirurgia.

É comum vermos pacientes colocando uma grande quantidade de pomada, que se soma a secreção natural da cirurgia e toda essa umidade pode levar a assaduras na região perianal, com muita coceira ao redor do anus; então deve-se manter a região o mais seca possível, para evitar essas assaduras.

QUINTA DICA: CUIDADO COM ASSADURAS POR EXCESSO DE POMADAS

6 – A sexta dica trata-se da alimentação pós-operatória.

Esse item é muito importante pois uma alimentação errada pode complicar e até por a perder uma cirurgia. Muito importante seguir as orientações alimentares do seu médico, que certamente você receberá. Mas fazendo um bom resumo, seria o seguinte: tomar muito liquido, pelo menos 4 litros de água nos primeiros dias, ingerir alimentos ricos em fibra e evitar alimentos ricos em carboidratos e farináceos.

Muitos médicos prescrevem suplementos de fibras nos primeiros dias, para deixar as fezes mais pastosas.

SEXTA DICA: TOME MUITO LIQUIDO E DIETA RICA EM FIBRAS E POBRE EM FARINÁCEOS E CARBOIDRATOS

7 – A sétima dica é a higiene do local.

Muito importante saber o que fazer para higienizar o local. A principal informação é NUNCA USAR PAPEL HIGIÊNICO. Sempre após evacuação ou se precisar higienizar use a ducha higiênica, ou tome um banho ou na pior das hipóteses um lenço umedecido. Muito importante deixar o local seco, sem unidade pois pode acontecer assaduras, como descrito no item 5.

Deve-se usar absorvente ou gazes, nos primeiros dias, devido a secreção e/ou sangramentos que são muito comuns. Tomar no mínimo 3 banhos, lavando o local com água morna e secando com gazes após o banho. Logo depois aplica-se a pomada em pequena quantidade e coloca-se um absorvente ou gazes para manter seco.

SÉTIMA DICA: MANTER O LOCAL OPERADO SEMPRE LIMPO E SECO, NOS PRIMEIROS DIAS

8 – A oitava dica é sobre atividades físicas e exercícios.

Veja bem, não existe uma regra clara para esse tópico, usamos muito o bom senso, se foi uma cirurgia de menor porte, em torno de 30 dias estamos liberando para exercícios leves, se foi uma cirurgia maior uns 60 dias, mas em qualquer caso, não há necessidade de repouso absoluto, pode-se andar, pode subir escada, dirigir assim que as dores aliviarem, lá pelo 4 ou 5 dia.

OITAVA DICA: EXERCÍCIOS COM MODERAÇÃO A MEDICA QUE FOR CICATRIZANDO

9 – A nona dica é sobre peso e/ou atividade sexual. Essa dúvida é muito comum nos consultórios e vale a mesma regra do item 8. Tanto peso acima de 10 ou 15 kg, como relação sexual detende de cada caso, em média em torno de 3 a 4 semanas pode se pegar peso e ter relação sexual, sem maiores problemas, mas depende de como vai a cicatrização e os sintomas pós-operatórios

NONA DICA: PESO E SEXO COM MODERAÇÃO A MEDICA QUE FOR CICATRIZANDO

10 – A décima e última dica se refere as revisões.

Uma cirurgia proctológica, leva em torno de 90 dias para cicatrizar totalmente. Particularmente, o Dr. Lucio Pithon marca retorno para seus pacientes com 8 dias, 40 dias e 80 dias, é muito importante comparecer nessas consultas pois apenas o médico quem te operou tem a capacidade de avaliar a cicatrização.

É muito comum os pacientes tirarem fotos do local operado e fazerem interpretações erradas de inflamação, infecção, retorno da doença, etc. Isso causa um stress desnecessário, pois eles não possuem a capacidade para identificar esses problemas. O acompanhamento é muito importante para ver a evolução da cicatrização até o seu fim em torno de 90 dias.

DÉCIMA DICA: NÃO FALTE AS REVISÕES MARCADAS, É IMPORTANTE PARA ACOMPANHAR A CICATRIZAÇÃO